Este é um subsite da Blogolândia do Espaço Internético. Explore este espaço!
Este site não tem nenhum compromisso com esse "Star Wars-Disney" que virá. Para nós continua valendo aquilo que foi dito inúmeras vezes por George Lucas ANTES dele ser comprado pela empresa de Mickey e Donald. Para nós a saga completa foi lançada em blu-ray e termina no episódio 6.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

GUERRAS CLÔNICAS

Agora vamos falar de "Guerras Clônicas", série animada que está passou na Rede Globo e que andei assistindo a vários capítulos. Foi lançado também nos cinemas, no ano passado, um filme de longa-metragem com a junção de alguns episódios da série.

Primeiramente é bom lembrar que a série animada nada tem a ver com a saga em si, com a história dos seis filmes. É produzido pela empresa de George Lucas com a aprovação e até supervisão dele, mas não conta nenhuma história escrita por ele. Portanto, não deixa de ser apenas parte do "Universo Expandido" (conjunto de produtos com o nome "Star Wars", mas que segundo o próprio George Lucas não correspondem à realidade da história por ele criada - são um universo paralelo ao dele e não a continuidade de sua saga).

Infelizmente alguns fãs não entendem isso e misturam tudo. Misturam informações da saga com informações inventadas do U.E., O que eu considero um desrespeito ao gênio que criou essa "galáxia muito distante" pra todos nós!!!

Acho que o o U.E. deve ser visto apenas como diversão e não como parte da história. Assim pensando, resolvi me diverti com a série Guerras Clônicas, que foi criada para a TV, faz imenso sucesso nos Estados Unidos echegou à TV Aberta no Brasil.

Eu já tinha assistido ao longa-metragem, inclusive tenho o DVD e achei bem interessante. Tudo que faz parte desse universo paralelo - como define George Lucas - para ter um pouco de credibilidade não pode contrariar os seis filmes.

A julgar pelos cerca de dez capítulos que assisti da série e mais o filme, acho que a animação é bem fraquinha se comparada à saga verdadeira (que se encontra na hexalogia cinematográfica). É superficial onde não deve ser e se aprofunda em assuntos irrelevantes.

Há um excesso de personagens desconhecidos, inventados para a animação e o pior é que há certas histórias que são praticamente protagonizadas por esses ilustres desconhecidos. Só mesmo os experts em U.E. estão familiarizados com esses personagens (a maioria deles bem "desinteressante"), não o grande público e fãs da saga em si. É dado também muito destaque aos dróides inimigos, chatérrimos! Na animação eles pensam demais e chegam a fazer piadinhas sem graça!

E há outros pontos questionáveis:

Anakin na animação tem uma padawan! Eu até acho a personagem Asoka Tano (a dita padawan) simpática e ousada. Gosto dela. O único probleminha é que ela não pode existir porque não aparece no episódio III. E como as guerras clônicas ocorreram entre os episódios II e III ela teria que estar presente no terceiro filme. Se George Lucas quisesse realmente que Anakin tivesse um padawan teria feito isso no episódio III. Mas não fez. Portanto, Asoka Tano não merece credibilidade, uma vez que contraria o que é mostrado nos filmes da saga. Pelo que está claro nos filme Anakin, nem como Jedi nem como Sith jamais teve um(a) aprendiz.

Os clones são mostrados no episódio II como seres pouco independentes, feitos para não ter opinião própria. Estão ali apenas para obedecer as ordens que lhes são dadas. A única exceção é Boba Fett, o clone inalterado de Jango Fett. Ele não teve modificações genéticas para ficar dócil e obediente como os outros. Mas... na série animada vemos clones com estilos diferentes de penteados, tomado desisões próprias e até desobedecedo órdens!!! E a maioria deles se parece tão preocupada, sensível e fiel aos príncípios éticos e ideais de paz dos Jedi! Quando sabemos que eles são realmente "programados" para cumprir órdens e num futuro próximo cometer uma traição (ordem 66)! Isso também foge totalmente à realidade dos filmes. Não tem cabimento algum clones cheios de vontades como na série animada!

Mas como diverção a série é válida. É muito bom ver personagens como Anakin, Obi-Wan e Yoda em combate. Um dos momentos que mais gostei foi o resgate do U2. É engraçado porque ele parece um serzinho vivo e não um robô, e isso me faz entender a atitude de Anakin em considerá-lo um amigo e fazer questão de salvá-lo. Ele merece! rsrsrsrs Eu queria muito ter um R2! Quem não queria? Acho que a maioria dos fãs de Star Wars queria! Legal que a personalidade de R@ na série animada é a mesma que ele apresenta nos filmes, portanto, tudo certo.

A qualidade da animação é bem boa, os desenhos se parecem muito com os atores que lhes deram vida nos cinemas e com os personagens digitais também, como General Grevious por exemplo. O "Jabbinha" que aparece no filme é engraçado e nos proporciona momentos bem legais da animação. Mas realmente não dá pra levar a sério. Achei aquela história de Jabba tendo um tio em Coruscant realmente patética. Nos filmes fica claro que os hutts são criminosos que vivem em planetas distantes como Tatooine.

Enfim... vale a pena ver? SIM!

Merece credibilidade? Nem tanto!

Faz parte da saga? Não, apenas é paralela a ela.









*Siths do U.E. não fiquem bravos, tá? Aqui tem a minha opinião pessoal... mas também tem palavras do "tio" George Lucas!!! rsrs

Um comentário:

  1. Só um aviso: 1)A ahsoka morre no final da serie temporada 5 ep 22 (Eu nem vi ainda mas vi na wikipedia!)2)E o anakin nem queria ter uma padawan!!!! no filme (Star wars the clone wars (2008))Mas eles viraram amigos!!!!!!!!

    ResponderExcluir