Este é um subsite da Blogolândia do Espaço Internético. Explore este espaço!
Este site não tem nenhum compromisso com esse "Star Wars-Disney" que virá. Para nós continua valendo aquilo que foi dito inúmeras vezes por George Lucas ANTES dele ser comprado pela empresa de Mickey e Donald. Para nós a saga completa foi lançada em blu-ray e termina no episódio 6.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A HEXALOGIA

Um filme de seis partes e não dois filmes de três!

Como George Lucas começou a contar a história do meio para a frente, foram feitas, como todos sabem duas triologias.

A que foi feita primeiro foi a que contém os filmes:
Episódio IV: Uma Nova Esperança, de 1977

Episódio V: O Império Contra-ataca, de 1980

Episódio VI: O Retorno de Jedi, de 1983


E a que foi feita depois foi a que contém os filmes:

Episódio I: A Ameaça Fantasma, de 1999

Episídio II: Ataque dos Clones, de 2002

Episódio III: A Vingança dos Sith, de 2005


Agora que temos a série completa podemos (e segundo o autor devemos) assistir a ela na ordem correta, na ordem cronológica: 1,2,3,4,5,6.

Eu acho que isso acaba com esse negócio de duas triologias e coloca Star Wars como uma bela hexalogia, isso sim! Um filmão de seis partes.

Algumas pessoas ainda gostam de separar os filmes em duas triologias, uns gostam mais da nova e outros da antiga. Numa pesquisa feita numa comunidade do orkut que perguntava qual das duas triologias é a melhor, deu empate entre as duas. Portanto pra quê dividir?!

Há quem diga que a nova triologia fez a antiga enfraquecer. Pelo contrário: acredito que com a nova triologia a antiga se fortalece ainda mais e se torna indispensável para solucionar o caos ao qual a galáxia chega no episódio III. Afinal, é preciso “uma nova esperança” pra se ter um final feliz! E isso é a triologia antiga que oferece. Ou melhor, os últimos filmes, cronologicamente falando.

Os episódios I, II e III contam do começo ao auge da história, o clímax, a chegada a um beco aparentemente sem saída, ao domínio do mal. Os problemas acontecem e é mostrado como tudo chegou a esse ponto.

Os episódios IV, V e VI mostram a continuação desse caos e as trágicas conseqüências de tudo o que ocorreu antes e apontam esperanças para o que parecia estar perdido, apresentando o desfecho para a história.

É como se os três primeiros episódios fossem uma espécie de “Titanic”.

Imagine como se os dois primeiros fossem o “Titanic” antes do iceberg aparecer, e com meia hora do terceiro filme o iceberg surgisse; daí pra frente a história ganha um tom mais trágico, sombrio, dramático.

Mas no filme “Titanic” realmente é ali que acaba tudo, daquele jeito terrível. Já em “Star Wars” há a continuação, com os três últimos episódios, que trazem esperança de dias melhores. É como se fosse mostrado todo o processo de “desafundamento” do Titanic e o resgate de muitas das pessoas que nele estavam.

O Titanic nesse caso é a galáxia que se afundou nas trevas do Império e o Capitão é Vader que afundou com ela. Digamos que o construtor do navio é o Imperador, é o causador do mal. E ele é derrotado, da mesma forma que a galáxia é salva e Vader resgatado (das trevas pra Luz).

A nova triologia também trouxe outro benefício: mostrou Darth Vader de forma completa e o tornou ainda maior do que ele era antes! Pois se antes ele era considerado o maior vilão da história do cinema, ele agora é considerado o maior personagem!

É como se alguém tivesse um livro faltando a primeira metade das páginas e assim, não conhecesse a primeira parte da história. Então depois de anos, essa primeira metade é encontrada e o livro fica novamente completo. Tendo um livro completo, ninguém o lê do meio pra frente, certo? Portanto é como se “Star Wars” fosse um livro com seis longos capítulos. Um livro que agora está completo e em ordem!

2 comentários:

  1. Muito legal, Elisa!
    Star Wars é a história de A.S/D.V. .
    A ordem em que a hexalogia foi lançada fez com que a história, originalmente escrita linearmente, ficasse ainda melhor.
    Pessoalmente, o final do Episódio 3, era o que havia de melhor para que eu pudesse ter encerrado o ciclo dos 6 filmes, levando o filme a somar muito drama às já fabulosas sequencias de ação.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Ricardo... e agora a saga vai entrar pra história na ordem certa, com o lançamento da saga completa em Blu-Ray e a partir do ano que vem em 3D nos cinemas começando pelo episódio I.

    ResponderExcluir