Este é um subsite da Blogolândia do Espaço Internético. Explore este espaço!
Este site não tem nenhum compromisso com esse "Star Wars-Disney" que virá. Para nós continua valendo aquilo que foi dito inúmeras vezes por George Lucas ANTES dele ser comprado pela empresa de Mickey e Donald. Para nós a saga completa foi lançada em blu-ray e termina no episódio 6.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O LADO SOMBRIO DA FORÇA

Uma coisa que venho observando a respeito do Universo Expandido e principalmente dos seus seguidores (ou o mais adequado seria dizer consumidores?) é que eles acabam ficando viciados! O U.E. é como o lado negro da Força, ele cega as pessoas, as deixa doentes a ponto de contestar os próprios filmes e as declarações do criador de Star Wars, George Lucas!


Percebi isso claramente ao entrar em uma comunidade do Orkut dedicada a Star Wars onde todos (ou quase todos) os moderadores são fãs de carteirinha do U.E. Havia um tópico de perguntas e respostas onde uns ajudavam os outros a esclarecer suas dúvidas a respeito da saga e de tudo que se relaciona a ela. Sempre que eu sabia a resposta, ia lá e postava. Um dia dei uma simples resposta, de acordo com o que está nos filmes e a arrogante dona da comunidade postou logo abaixo dizendo que minha resposta estava errada! Ela veio em seguida com um monte de citações do U.E. que contradiziam a minha resposta, ou seja: contradiziam os seis filmes!!! É claro que não gostei da postura dela e pedi que ela assumisse que a minha resposta estava certa, afinal ela podia acreditar no que quisesse mas a verdade absoluta de Star Wars está nos filmes, e todo mundo sabe que eles estão em primeiro lugar nos cânones. Mas não! Ela até se desculpou, mas disse que manteria a posição dela. Outro fanático da comunidade veio também dizer que eu não tinha o direito de dar respostas erradas!!!

Então percebi o quanto eles são insanos! Postei uma entrevista de George Lucas que derrubava os argumentos deles. Mas, (acreditem!) eles não aceitaram nem as declarações do autor da saga!!! Então, vendo que não adiantaria debater com eles, eu disse que não responderia mais nada e não postaria em tópicos que falassem de U.E. porque eu não queria brigas. A dona da comunidade postou aceitando a minha proposta de paz e amenizando a discussão. Parecia ter ficado tudo bem. Mas no dia seguinte quando fui à comunidade vi que eu havia sido expulsa!!! Reclamei com a moderação por scrap, mas não tive nenhuma resposta! Pouco tempo depois, este tópico no qual postei a entrevista de Lucas, sumiu “misteriosamente”. Então vi que não perdi nada em ser expulsa, porque com o tempo, eu iria ficar de saco cheio e acabaria saindo mesmo daquele hospício virtual!!!

Hoje dou risada disso porque sou feliz por conseguir pensar, analisar as coisas, separar o joio do trigo no que diz respeito a Star Wars. Eles não! Eles perderam essa capacidade e aceitam qualquer porcaria que é lançada com o nome de Star Wars (independente de graus canônicos), como se fosse a verdade absoluta. E quando há divergências entre os cânones, eles simplesmente escolhem acreditar naquilo que acham mais interessante e conveniente; aquilo que esteja mais de acordo com as idéias deles próprios.

Conhecer o U. E. tudo bem, mas para nos divertir como nos jogos por exemplo. É apenas diversão. É para brincar, como disse George Lucas: “Eu cirei a caixa de areia onde eles brincam”. Repito: BRINCAM. Mas os fanáticos levam a sério e até brigam na tentativa de impor suas idéias! Chegam a ofender as pessoas que discordam.

Os seguidores do U.E. (em sua grande maioria) são assim: fanáticos, obcecados, doentes, LOUCOS!

Eu costumo dizer que aqueles que curtem a saga contada nos filmes e descartam tudo aquilo que a desrespeita são os Jedi que, ponderados, sabem usar a Força de maneira equilibrada. Enquanto os que aceitam o U.E. e nele mergulham fanaticamente são os Sith, que, desvairados, deixam-se guiar pela paixão cega e a ganância do querer sempre mais. Não se conformam com a morte dos vilões e querem ressuscitá-los, não sabem aceitar o fim da saga (medo da perda) e querem expandí-la indefinidamente jogando-a no vazio da mesmice e da repetição. Sucumbem ao lado negro da Força facilmente e se entregam a este caminho sem volta. Ficam frustrados pelo fato de o autor da saga não querer que ela seja vista como uma obra de arte inacabada e querem continuações que transformariam Star Wars em “Malhação” (uma novela sem fim, repetitiva e monótona).

Distorcem as palavras de George Lucas conforme lhes convém! Lucas disse certa vez que outras histórias poderiam ser contadas no universo de Star Wars. Mas acontece que tem gente continuando e alterando ESTA história, ESTA saga, com ESTES personagens que Lucas criou (e já encerrou)!

Acho que Star Wars não merece isso, essa falta de respeito! Não merece ser explorada e sugada até a última gota. Pelo contrário: merece ser protegida para que não aconteça com ela o mesmo que aconteceu com “Star Treck” que ao virar comércio, foi tão explorada que se banalizou e perdeu sua popularidade. Mas sobre “Star Treck” falarei depois.

Bom... George Lucas disse que a história acabou e que não haverá mais continuações, porque Vader é o personagem central e com sua morte não tem mais o que contar. Certamente se, para satisfazer os fãs Lucas resolvesse continuar a história seria algo forçado, não algo que lhe veio à mente espontaneamente. E com certeza ele escreveria coisas que iriam bater de frente com o U.E. Por exemplo: No filme, Luke não se casaria e não haveria clone de Palpatine.

Escritores inventaram mil coisas sobre a origem de Boba Fett e os fanáticos levaram a sério; depois quebraram a cara porque George Lucas simplesmente escreveu a sua história sobre o personagem, ela está em “Ataque dos Clones” e é muito diferente do que outras pessoas andaram escrevendo por aí.

Se os personagens são criados por George Lucas, nada mais justo do que ele decidir o que acontece com eles. O General Grevious por exemplo foi uma exceção, de certa forma. Lucas criou o personagem e lançou um concurso para que desenhistas dessem suas sugestões sobre sua aparência através de seus desenhos. Mas no final o próprio Lucas olhou um por um e escolheu aquele que se encaixava na idéia que ele próprio fazia do seu personagem. Ou seja: ele é o dono da saga, ele manda.

Outra obsessão dos fanáticos é a necessidade de preencher cada espaço de tempo entre os filmes, explicar cada detalhe usando as fontes duvidosas do U.E. Isso simplesmente privaria aqueles fãs da saga dotados de criatividade, de dar asas à imaginação! Além disso seria o fim do mistério e da magia que sempre cercou Star Wars! Pôxa, até uma cicatriz na testa do Anakin quiseram explicar! Mas eu estou com o George Lucas quando ele diz que o Ani “ganhou” aquela cicatriz que aparece no episódio III escorregando na sua banheira! E por que não? Por que explicar tudo? Por que as coisas não podem ter explicações simples (algo do dia-a-dia como escorregar na banheira) em vez de explicações mirabolantes? Por que ele tem que ter se machucado sempre em batalhas ou algo assim?

Não é mais interessante usar deduções permitidas pelos filmes para explicar as coisas? Se observarmos bem, muitas das coisas que tentam explicar com o U.E. já estão claras nos filmes ou subentendidas, e as que não estão cabe a nós usar a imaginação, porque quem a tem não precisa pegar carona na imaginação (às vezes precária e sem graça) desses escritores oportunistas. Além disso, não tem que usar U.E. para explicar os filmes, mesmo porque como bem disse George Lucas, este universo criado por outros nada têm a ver com o dele, que está nos filmes; é apenas um universo paralelo ao dele.

A diferença entre os fãs de Star Wars e os fanáticos do U.E. é praticamente a mesma que há entre aqueles que apreciam um bom vinho e os que são viciados em álcool. Quem gosta de vinho vai querer saborear o vinho, mas quem é viciado se contenta com qualquer tipo de bebida alcoólica.

O fã inteligente de Star Wars curte a saga e sabe selecionar o que pode ou não ser visto como válido fora dos filmes. O fã doente consome qualquer coisa e acredita em tudo, desde que leve o nome Star Wars.

Quem coloca o U.E. acima de George Lucas na verdade nem pode ser considerado um fã de Star Wars, mas fã do que circula em volta dela, o que foi feito por causa dela (a saga de Lucas).

Acho que o erro começou lá atrás, nos anos 70 quando surgiram os primeiros livros e quadrinhos. O certo seria que cada escritor que tivesse uma idéia, publicasse sua idéia mas não como sendo Star Wars, e sim uma obra inspirada em Star Wars.

Por exemplo: o Sítio do Picapau Amarelo nasceu e chegou ao público através dos livros e quando estreou na TV, foi anunciado como adaptação da obra de Monteiro Lobato, não como continuação da mesma. Star Wars, ao contrário, nasceu na mente de George Lucas e foi do roteiro direto para as telas do cinema. Por isso todo livro, série televisiva, quadrinhos, jogos e tudo mais deveriam trazer o título seguido de “baseado nos filmes Star Wars, de George Lucas”. Seria muito mais correto e honesto. Se todo filme que é inspirado em livros é anunciado como adaptação por que quando ocorre o contrário não se procede do mesmo modo?

Os casos de “Harry Potter” e “Senhor dos Anéis” são diferentes: os filmes levam o mesmo nome dos livros porque o que está sendo contado nas telas, em ambos os casos, é justamente a história que está nos livros. Não são adaptações e muito menos continuações. Ainda assim os fãs valorizam muito mais os livros porque são eles que trazem a história original da qual nasceram os filmes. Em Star Wars é o contrário: a história original está nos filmes!

Portanto, toda obra do U.E. teria por obrigação e ética, que anunciar tudo aquilo que está além dos filmes como sendo apenas “baseado” neles. Acontece que infelizmente todo mundo quer colher os frutos da árvore que Lucas plantou, por isso usam e abusam da marca, trazendo para si os méritos! Mas este já é outro assunto que vou comentar agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário