Este é um subsite da Blogolândia do Espaço Internético. Explore este espaço!
Este site não tem nenhum compromisso com esse "Star Wars-Disney" que virá. Para nós continua valendo aquilo que foi dito inúmeras vezes por George Lucas ANTES dele ser comprado pela empresa de Mickey e Donald. Para nós a saga completa foi lançada em blu-ray e termina no episódio 6.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

DIFERENTE DE TODOS OS VILÕES

Darth Vader, para quem assistiu primeiro aos filmes antigos, ficou marcado como um terrível vilão, considerado o maior de todos os tempos por muitos. Aquela aparência assustadora, todo de preto, com aquela capa, aquela máscara horrorosa, a voz tão firme quanto seus passos e principalmente aquela respiração mecânica... Tudo isso era de dar medo mesmo! Mas observando com olhos mais atentos, vemos que, se ele for um vilão, com certeza é muito diferente dos vilões convencionais.

Vader é um “vilão” até elegante. Alto, dono de uma postura imponente, muitas vezes parece ser bastante racional e ponderado, quando não é dominado pelo ódio. Consegue manter civilizadamente uma conversação, o que mostra que ele não é um monstro. Altivo, autoritário, mas às vezes dá aos seus subordinados mais de uma chance de acertarem suas tarefas antes de matá-los.

Bem contido, não é de viver gritando. É sério, mas sabe ser bem irônico quando quer. Talvez atrás da máscara ou dentro de sua câmara, ele sorria ou chore. Mas não gargalha macabramente como a maioria dos vilões. Vilão que é vilão ri muito, debocha sadicamente e se diverte fazendo o mal, pois tem prazer em ver sua vítima sofrer. Vader é diferente. É tristonho, muitas vezes pensativo.

É interessante vê-lo dentro de sua câmara sentado, com as pernas cruzadas parecendo um Buda vestido de negro. Ninguém fazia idéia de que a armadura e a máscara escondiam um homem frágil e debilitado.

Ele também não é falso. Não se finge de bonzinho como muitos vilões costumam fazer para enganar suas vítimas. O próprio Palpatine se utilizou dessa estratégia.

A verdade é que Vader soube usar e abusar do que lhe restou na vida: o poder, a riqueza e o mal. Mas isso não lhe satisfazia por completo. Sua vida era bastante vazia. Enfim, ele não era feliz, mas achava que era muito tarde para voltar atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário