Este é um subsite da Blogolândia do Espaço Internético. Explore este espaço!
Este site não tem nenhum compromisso com esse "Star Wars-Disney" que virá. Para nós continua valendo aquilo que foi dito inúmeras vezes por George Lucas ANTES dele ser comprado pela empresa de Mickey e Donald. Para nós a saga completa foi lançada em blu-ray e termina no episódio 6.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

O PERSONAGEM MAIS RICO DA HISTÓRIA DO CINEMA!

Considero Anakin/Vader o personagem mais rico da história do cinema! Essa frase já revela quem é o meu personagem preferido da série Star Wars, não é? É ele, claro. Nunca nenhum personagem conseguiu despertar em mim tantos sentimentos diferentes: simpatia, carinho, admiração, compaixão, raiva, medo, dúvida, curiosidade, alegria, tristeza... E todos em proporções muito grandes. Muito mesmo!!!

Gosto dele independente de nome, aparência ou qualquer outra coisa. Estou falando de um personagem com todas as suas vivências, sendo ele Jedi ou Sith (ou mesmo antes de se tornar Jedi) e independente do ator que lhe dá vida nas diferentes etapas de sua existência. Não me importa se ele está como Anakin ou como Vader, se ele está sem máscara ou com máscara, mesmo porque ele recebe o nome de Darth Vader sem a máscara e volta a ser Anakin Skywalker com a máscara. Portanto, trata-se de uma mesma pessoa, que está muito acima desses detalhes. É claro que não posso dizer que é exatamente agradável vê-lo dentro daquela máscara, pois ela esconde marcas de muito sofrimento, mas tudo isso faz parte da emocionante história do personagem.

Também ao dizer que o admiro tanto como Anakin quanto como Vader não quero dizer que eu aprovo todas as atitudes dele. Não me esqueço de que como Anakin ele foi uma pessoa muito melhor. Vader era um assassino. Como Anakin ele teve apenas um acesso de ódio (quando sua mãe morreu em seus braços) e só matava bandidos, enquanto como Vader ele matava pessoas boas e até crianças apenas para cumprir ordens do Imperador.

Mas a verdade é que Anakin/Vader representa muitas coisas e pode ser visto por diversos ângulos. Herói, anti-herói, vilão, ou todas as opções somadas? Não importa, mesmo porque cada pessoa dá a ele uma qualificação diferente e daqui a pouco neste mesmo texto vou dizer qual é a minha opinião sobre isso. Fato indiscutível é que o protagonista dessa longa e emocionante saga não consegue passar despercebido a ninguém, afinal ele é a personificação da humanidade em toda sua profundeza. O bem e o mal, a força e a fraqueza, a coragem e o medo, a luz e a sombra, o certo e o errado, o amor e o ódio... São conflitos que (quase) todos nós vivemos.

Por ser tão especial e complexo este personagem merece uma análise bastante longa e profunda. Vamos a ela!

Acompanhamos Anakin Skywalker em fases distintas:

-Criança, inocente e bondoso.
-Adolescente, rebelde e instável.
-Adulto, casado e amadurecido.
-Quarentão, solitário e malvado.

Isso sem considerar as fases de transição que ele teve, e sua redenção no final; porque se as considerarmos teremos mais duas ou três facetas de um mesmo ser. Isso mesmo: facetas. Porque ao mesmo tempo em que são fases, também são faces que sempre estiveram dentro dele, mesmo que por algum tempo algumas delas estivessem adormecidas.

Anakin é uma espécie de Yin Yang. Quando estava do lado dos Jedi (luz) havia nele algo de mau e quando estava do lado dos Sith (sombra) havia nele algo de bom. Não é assim que nós, ou a nossa maioria, somos? Isso me faz lembrar de uma música do RPM com o Milton Nascimento, que diz “meio deus, meio demônio, feito nós”. É por aí! E o George Lucas retratou isso de uma maneira muito complexa e intensa através de Anakin/Vader. Ele foi genial!

A linha que separa o bem do mal costuma ser tão tênue! E por isso é perigosa. Este inesquecível personagem nos leva e encarar essa dualidade que há na maioria dos seres humanos! E não é fácil admitir que não somos anjinhos! Muitas pessoas se identificam com ele e talvez tenha medo de assumir isso até para si mesmas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário